Campinas Empreendedora

Programa leva orientação a empreendedores na Prefeitura de Campinas

Depois de percorrer todos os distritos do município, o Programa Campinas Empreendedora estará presente na próxima semana na região central de Campinas. A ação contará com o atendimento do Sebrae Móvel no arruamento do Paço Municipal, de quarta a sexta-feira, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, das 9h às 17h, visando orientar quem já tem ou deseja investir em um pequeno negócio. Antes desta agenda, o Programa promove na tarde de segunda-feira, dia 16, um curso gratuito de capacitação para os empreendedores no bairro Ponte Preta.

Lançado em abril deste ano, o Programa Campinas Empreendedora realizou atendimento do Sebrae Móvel e cursos de capacitação nos últimos meses nos distritos do Ouro Verde, Campo Grande, Sousas, Joaquim Egídio, Nova Aparecida e Barão Geraldo. O Programa é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e do Escritório Regional do Sebrae Campinas. Com várias ações, o objetivo é fomentar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade dos pequenos negócios no município. A partir de outubro, o Programa Campinas Empreendedora volta a percorrer as regiões da cidade.

Fazendo parte desta parceria, o Sebrae Móvel é uma van equipada com computadores, Internet, ar-condicionado e cartilhas com informações e orientações para quem busca empreender. O atendimento é individual e gratuito. Na próxima acontecerá no arruamento do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas, na Avenida Anchieta, nº 200, no Centro.

Curso de Capacitação

Na segunda-feira, dia 16 de setembro, o Programa Campinas Empreendedora promove o curso de Fluxo de Caixa, no qual o público aprenderá como controlar movimentações financeiras e tomar decisões com mais segurança. O objetivo é ensinar a documentar e controlar a circulação do dinheiro (entrada e saída) na empresa, tomando decisões com base em informações reais para melhorar a gestão financeira. Será fornecido material didático aos participantes.

O curso será realizado numa unidade da instituição Os Seareiros, na Avenida General Carneiro, 219, no bairro Bairro Ponte Preta. Com vagas limitadas, as inscrições antecipadas para os cursos devem ser feitas pelo telefone 2116-0830 ou pelo e-mail empreendedorismo@campinas.sp.gov.br.

Campinas Empreendedora

Além de capacitar empreendedores e aqueles que buscam iniciar o seu próprio negócio, o programa Campinas Empreendedora também visa disseminar a cultura empreendedora para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Contando com a parceria da Secretaria de Educação de Campinas, o projeto está oferecendo neste segundo semestre aulas de empreendedorismo para 7.500 alunos da rede municipal de ensino.

O Programa Campinas Empreendedora também oferece mais de 150 cursos on-line gratuitos de empreendedorismo e cursos presenciais na sede do Sebrae em Campinas. A relação de todos os cursos é encontrada no site do programa - empreendedora.campinas.sp.gov.br.