O Programa Campinas Empreendedora estará presente na próxima semana na Subprefeitura do Campo Grande. A ação contará com o atendimento do Sebrae Móvel entre os dias 27 e 31 de maio, visando orientar quem já tem ou deseja investir em um pequeno negócio. Além dos atendimentos individuais, serão realizadas oficinas de capacitação para os empreendedores. Entre o final de abril e início de maio, o Campinas Empreendedora promoveu a mesma ação na Subprefeitura do Ouro Verde.
O Programa Campinas Empreendedora é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e do Escritório Regional do Sebrae Campinas. Com várias ações, o programa visa fomentar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade dos pequenos negócios no município.
Fazendo parte desta parceria, o Sebrae Móvel é uma van equipada com computadores, Internet, ar-condicionado e cartilhas com informações e orientação para quem busca empreender. “O Campinas Empreendedora possui várias frentes e uma delas é levar o atendimento e expertise do Sebrae para as regiões da cidade para orientarmos os micros e pequenos empresários sobre as melhores maneiras de administrar os seus negócios. Também é uma oportunidade para aqueles que pretendem começar a empreender”, destacou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Quércia. O diretor reforça que as capacitações e o atendimento do Sebrae serão realizados a cada mês em uma das subprefeituras do município.
O atendimento individual e gratuito do Sebrae Móvel na frente da Subprefeitura do Campo Grande acontecerá de 27 a 31 de maio. Na segunda (27) e sexta-feira (31), das 9h às 17h. Já na terça (28), quarta (29) e quinta (30), das 9h às 15h, pois nestes três dias os cursos de capacitação serão realizados a partir das 15h, em salas da Subprefeitura.
Na terça-feira, 28 de maio, será o dia da oficina "Formalização", que detalha o passo a passo para formalizar uma empresa e informações sobre os direitos e obrigações do negócio já formalizado. Na quarta, 29, a oficina “Ganhe Mercado” orientará o empreendedor a identificar as principais características e necessidades de seus clientes para oferecer produtos e serviços adequados e aborda estratégicas de marketing para conquistar o mercado.
Na quinta-feira, 30, acontece a oficina “Fluxo de Caixa”, onde o público aprenderá como controlar movimentações financeiras e tomar decisões com mais segurança. O objetivo é ensinar a documentar e controlar a circulação do dinheiro (entrada e saída) na empresa, tomando decisões com base em informações reais, para melhorar a gestão financeira. Com vagas limitadas, as inscrições para as oficinas devem ser feitas no Sebrae Móvel a partir da segunda-feira, 27. Será fornecido material didático aos participantes das oficinas.
A Subprefeitura do Campo Grande fica na Rua Manoel Machado Pereira, nº 902, no Parque Valença, em frente à Praça da Concórdia.
Campinas Empreendedora
Além de capacitar empreendedores e aqueles que buscam iniciar o seu próprio negócio, o Programa também vai disseminar a cultura empreendedora para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Contando com a parceria da Secretaria de Educação de Campinas, a primeira etapa do projeto vai oferecer aulas de empreendedorismo para 7.500 alunos de sete escolas municipais do ensino fundamental I e II.
O Programa Campinas Empreendedora também oferece mais de cem cursos on-line gratuitos de empreendedorismo e cursos presenciais na sede do Sebrae em Campinas. A relação de todos os cursos é encontrada aqui no site do programa.